Afinal, o plano de saúde é obrigado a fornecer home care? É sobre isso que vamos falar neste texto!
Atualmente, conseguir a cobertura do plano de saúde para o serviço de home care não é uma tarefa fácil e, na grande maioria dos casos, é necessário ingressar com uma ação judicial.
Tendo isso em vista, nós da Carneiro & Sanches Advocacia resolvemos elaborar um artigo para esclarecer as dúvidas sobre home care e os direitos dos segurados.
Portanto, fique conosco e você poderá conferir os seguintes tópicos:
- O que é home care e se é possível conseguir pelo plano de saúde?
- Que direitos tem o paciente que necessita de home care?
- O médico do hospital e do plano de saúde se recusa a prescrever home care. O que faço?
- Home Care deve ofertar também cuidador?
- E se o plano de saúde for muito antigo, será que também é possível ter o home care pelo plano de saúde?
- Como faço para pleitear o direito de home care pelo plano de saúde?
Confira a seguir!
O que é o home care?
O Home care, ou cuidados domiciliares, é um serviço de assistência médica e de enfermagem prestado no domicílio do paciente.
Essa modalidade de cuidado visa fornecer tratamento e acompanhamento médico para pacientes que necessitam de atendimento contínuo, mas que podem ser prestados em casa, sem a necessidade de internação hospitalar.
Leia também: Plano de Saúde e a negativa de medicamento de alto custo
Os serviços oferecidos no home care podem incluir administração de medicamentos, curativos, fisioterapia, acompanhamento médico, cuidados de higiene, entre outros, dependendo das necessidades específicas do paciente.
O home care nada mais é do que transferir para a casa do paciente, toda a estrutura necessária para seu cuidado médico.
O Plano de Saúde é obrigado a fornecer home care ao paciente?
Sim, o plano de saúde é obrigado a fornecer home care ao paciente que dele necessite, bastando que tenha um plano de saúde com cobertura hospitalar e a recomendação médica.
Isso porque quem decide os rumos do tratamento do paciente é o médico, não o plano de saúde.
Nesse sentido, é direito do paciente o fornecimento do tratamento na modalidade home care e os únicos requisitos que deve cumprir para isso são:
- a recomendação do seu médico;
- e a contratação de plano de saúde na modalidade hospitalar (ou superior).
Ainda, é importante ressaltar que a prescrição pode ser feita por um médico de confiança da família, mesmo que não seja credenciado.
O paciente que necessita de home care possui direitos a quais assistências médicas?
Os pacientes que necessitam de home care têm direito a todos os tratamentos que lhe eram oferecidos no hospital.
Assim, todos os tratamentos e cuidados necessários para sua saúde devem ser fornecidos no conforto de sua residência.
Como dito anteriormente, o home care é a verdadeira transferência de toda a estrutura que o paciente possuía no hospital, para a sua casa!
Com isso, os serviços que seriam oferecidos no hospital agora devem ser realizados na residência do paciente, incluindo, por exemplo: fonoaudiologia, fisioterapia, equipamentos, sondas e entre outros.
O médico do plano de saúde está se recusando a prescrever Home Care: o que fazer?
É comum que médicos dos planos de saúde recusem a prescrição do home care, uma vez que sofrem represálias por parte do plano de saúde.
Caso o paciente ou seus familiares desconfiem dessa situação, poderão buscar uma segunda opinião médica de outro profissional de saúde qualificado ou de confiança da família.
O qual poderá avaliar a necessidade de home care e fornecer uma prescrição adequada, a qual poderá ser utilizada para conseguir o tratamento.
Ainda, é importante informar também que o paciente ou seus familiares poderão entrar em contato com a ouvidoria do plano de saúde para relatar a recusa do médico em prescrever o home care e solicitar uma revisão da decisão.
Caso todas as tentativas de resolver a situação de maneira amigável falhem, o paciente pode buscar assistência jurídica especializada para entender seus direitos legais.
E considerar a possibilidade de tomar medidas legais, como entrar com uma ação judicial contra o plano de saúde.
Aqui é importante mencionar que o paciente deve manter registros detalhados de todas as interações com os profissionais de saúde e o plano de saúde, incluindo datas, nomes e detalhes das conversas, para ajudar na resolução do problema, bem como em uma eventual ação judicial.
O Home Care também deve oferecer cuidados para o paciente?
Sim, o plano de saúde deve fornecer tudo que o paciente precisa para o seu tratamento.
Porém, aqui é importante pontuar algo!
Evite utilizar o termo “cuidador” e considere retirá-lo do seu vocabulário, pois pode causar confusão e prejudicar o direito que você busca.
Um cuidador geralmente é uma pessoa sem formação técnica, que realiza tarefas como lembrar o paciente sobre os horários dos medicamentos, fazer companhia para evitar a solidão, ajudar na alimentação e acompanhar até o banheiro em caso de risco de queda.
No entanto, é importante compreender que o plano de saúde deve fornecer serviços de enfermagem e não de “cuidador”.
O serviço oferecido pelo plano de saúde é técnico, relacionado aos cuidados com a saúde da pessoa doente.
Muitos solicitam ao plano um cuidador, o que é equivocado, e acabam com o pedido negado perante a justiça por esse simples detalhe. O que deve ser solicitado é assistência de enfermagem e outros serviços técnicos.
Para não ser penalizado e arriscar perder a cobertura do home care pelo plano de saúde, peça ao médico de confiança que detalhe o pedido de cuidados em casa com serviços técnicos e nada de cuidador.
Afinal, para elaborar curativos, aspiração, sonda e acompanha dos aparelhos necessita de conhecimento técnico especializado.
E se o plano de saúde for muito antigo, será que também é possível ter o home care pelo plano de saúde?
Sim, os planos antigos também devem fornecer home care aos pacientes que dele precisem.
Isso é possível porque mesmo que ao tempo da assinatura do contrato talvez sequer existisse essa possibilidade, o objetivo dos planos de saúde é oferecer serviços médicos para os pacientes conforme a prescrição médica.
Portanto, se a prescrição médica é pelo tratamento domiciliar do paciente, assim deverá acontecer!
Além disso, o home care não exigirá do da operadora de planos de saúde nada distante do normal de uma internação hospitalar, portanto basta cobrir a internação para ter direitos aos cuidados em casa.
Plano de saúde negou o Home Care: O que fazer?
Para buscar o direito de home care pelo plano de saúde, você precisará dos seguintes documentos:
- relatórios médicos detalhados que justifiquem a necessidade do home care, incluindo diagnósticos, histórico médico, recomendações de tratamento e prescrições médicas.
Com isso em mãos, realize o pedido ao plano de saúde.
Caso o plano de saúde recuse sua solicitação de home care, você deverá solicitar essa recusa formalizada (por escrito).
Com essa documentação em mãos, procure por um advogado especializado pode ajudá-lo a entender seus direitos legais e a tomar medidas apropriadas, como entrar com uma ação judicial.
Vale lembrar que, em recente decisão do Superior Tribunal de Justiça restou decidido que o plano de saúde deve custear todos os equipamentos, profissionais e insumos que o paciente precisa para a internação na modalidade home care.
Ou seja, trata-se de um direito reconhecido pelo ordenamento jurídico brasileiro, mesmo que as operadoras de plano de saúde insistam em negá-lo.
Caso esteja passando por essa situação, não perca tempo!
Agende já uma consulta com um advogado especialista em Direitos do Consumidor de Planos de Saúde clicando aqui