Como saber quando os juros no financiamento de veículo são abusivos?
Essa é uma dúvida que surge quando as parcelas começam a pesar no bolso, não é mesmo?
E a preocupação é grande, ainda mais levando em consideração que o atraso das parcelas pode gerar a busca e apreensão do veículo!
Entretanto, é importante que você saiba descobrir se os juros do seu financiamento de veículo são abusivos ou não.
Isso porque não é somente porque suas parcelas estão altas que isso significa que os juros são abusivos.
Inclusive, ter esse conhecimento é muito importante para que você fuja de promessas milagrosas!
Portanto, se você quer saber se o seu contrato de financiamento possui juros abusivos, fique conosco e poderá conferir os seguintes tópicos:
- Afinal, quando os juros no financiamento de veículo são abusivos?
- Qual a taxa média de juros para financiamento de veículos em 2022?
- Como pedir revisão de juros de financiamento?
Vamos começar!
Afinal, quando os juros no financiamento de veículo são abusivos?
Antes de mais nada, é importante que você saiba que não existe uma regra fixa que permite a você bater o olho no contrato de financiamento de veículo e dizer “esses juros são abusivos”.
O que existe é uma taxa média de juros no mercado para cada mês, a qual é fixada pelo Banco Central (BACEN).
E caso a instituição financeira estipule uma taxa de juros no seu financiamento que ultrapasse excessivamente a média do mercado, aí sim estaremos diante de juros abusivos.
Outra questão importante a se ressaltar é que essa taxa média fixada pelo Banco Central irá variar de mês a mês e também, por consequência, de ano a ano.
Ou seja, um contrato que tenha a mesma taxa de juros que o seu, mas foi contratado em um mês/ano diferente, pode ter a abusividade reconhecida enquanto o seu não.
E o contrário também pode ocorrer!
Agora você deve estar se perguntando “mas como descobrir essa tal taxa média de juros estipulada pelo Banco Central?”
Vamos falar sobre isso no tópico seguinte, confira!
Qual a taxa média de juros para financiamento de veículos em 2022?
A taxa média de juros para financiamento de veículos estipulada pelo Banco Central (BACEN) pode ser verificada no site da instituição, é só clicar aqui!
Nesta página você vai selecionar a opção “Taxa média de juros – Pessoas físicas – Aquisição de veículos” e clicar em “consultar séries”.
Depois disso você será remetido para outra página, onde existirá a opção de escolher de qual período você quer a taxa média de juros.
Para fins de teste, vamos colocar os meses de agosto de 2021 até abril de 2022 (último período disponível), veja só os valores:
Perceba que na primeira coluna teremos o mês e o ano, enquanto na segunda coluna podemos visualizar a taxa de juros ao ano (% a.a).
Veja que pela análise da tabela é possível perceber que as taxas de juros de financiamento de veículos vem aumentando desde o ano passado!
Agora que você já sabe consultar a taxa de juros média para financiamentos, como saber se os juros do seu contrato são abusivos?
É só comparar!
Veja, se você contratou um financiamento de veículo em agosto de 2021 que a taxa de juros anual é de cerca de 71%, por exemplo, você está em um financiamento abusivo!
Isso porque a taxa de juros aplicada no seu contrato é mais que três vezes maior que a taxa média estipulada pelo Banco Central.
E o que fazer nessas situações? Bom, se você está diante de uma taxa de juros abusiva em seu contrato de financiamento, você deverá realizar uma revisão do seu contrato de financiamento!
Como pedir revisão de juros de financiamento?
Para pedir a revisão de juros do seu contrato de financiamento você deverá entrar em contato com um advogado especializado em Direito Bancário do Consumidor.
Esse é o profissional adequado para analisar seu contrato e verificar se de fato existe uma abusividade nele ou não, assim como te orientar acerca dos riscos e chances de êxito da ação.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nossa coluna!
Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou tem algum conteúdo que gostaria de ver por aqui, é só me chamar no WhatsApp!